quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aditivos Alimentares



PARA QUE SERVEM


Como era possível comer batatas fritas de pacote se não fossem os aditivos, esses “pozinhos” maravilhosos que muito contribuíram para a evolução da nossa indústria alimentar, explicar o que são aditivos: são substâncias que tendo ou não valor nutritivo não é naturalmente um género alimentício, nem um constituinte natural do alimento, sem exclusão dos simples condimentos indispensáveis na nossa alimentação.



Existem 3500 aditivos na cadeia alimentar, podemos classificá-los nas seguintes categorias:

E 100 a E180 – Corantes

E 200 a E 297- Conservantes

E 300 a E 321- Antioxidantes

E-322 a E-385-Antioxidantes, Emulsionantes, Estabilizantes

E 400 a E 485-Emulsionantes, Espessantes, e Gelificantes.

E 500 a E 585- Ácidos, Álcalis e Sais

E 620 a E 640-Intensificador de Sabor

E 950- Diversos e Edulcorantes

E 7 e E 8 não são ainda utilizadas.


Os aditivos servem para conferir maior durabilidade ou agradabilidade sensorial aos alimentos a adição destas substâncias melhoram o produto nas várias fases desde o tratamento, acondicionamento, transporte e armazenagem. Quem mais beneficia somos nós os consumidores, que temos múltiplas variedades de escolha.

Existem vários tipos de aditivos entre os quais: Artificiais, Naturais, Sintéticos, que segundo a sua função são utilizados para conservar e melhorar a qualidade dos alimentos na sua textura, sabor, coloração, estas substâncias vieram alterar os nossos hábitos, uma ajuda preciosa na Indústria Alimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário